sábado, 1 de setembro de 2018

TERTULIANO DESFIGURADO - OUTRA TOLICE BANZOLINA




Meus irmãos católicos,


Peço que leiam TUDO antes de qualquer comentário.


"Crente pode fundar igreja sem sucessão apostólica? - pergunta Lucas Banzoli.


E tenta demonstrar que sim.


Para o Banzoli, portanto, pode.


Em artigo que tem exatamente o mesmo título da pergunta acima, o herege cabeludo procura justificar a multidão de seitas protestantes, alegando que qualquer "crente" pode abrir uma "igreja", em qualquer tempo e em qualquer lugar, desde que pregue "o evangelho puro e verdadeiro presente nas Escrituras. (ver aqui: http://heresiascatolicas.blogspot.com/2012/10/crente-pode-fundar-igreja-sem-sucessao.html


E cita Tertuliano, em seu "De praescriptione haereticorum", cujo texto foi buscar em algum site internacional.


Segundo o Banzoli, o argumento católico segundo o qual a verdadeira Igreja deve ser necessariamente APOSTÓLICA, isto é, estar vinculada, também historicamente, aos apóstolos e aos seus ensinos, constitui "argumentum ad antiquitatem", que, para aqueles sem muita familiarização com a filosofia, constitui, como diz https://www.google.com.br/search?client=opera&hs=eE5&ei=RyeJW_yaN4yvwASRjKOYBQ&q=argumentum+ad+antiquitatem&oq=argumentum+ad+antiquitatem&gs_l=psy-ab.3..0j0i22i30k1l9.199251.199947.0.200520.1.1.0.0.0.0.180.180.0j1.1.0....0...1c.1.64.psy-ab..0.1.179....0.Tdj09hX8T8E


----
"...dar autoridade a algo em função de sua antiguidade, ou ainda afirmar que algo é verdadeiro ou bom porque é antigo ou "sempre foi assim".
----


Mas o Banzoli sofisma!


Está completamente ERRADO!


A autoridade que damos à Igreja Católica deriva do fato de ter sido instituída por Cristo e não simplesmente por ser "a mais antiga", embora as duas coisas sejam inseparáveis, do ponto de vista histórico.


O "argumentum ad antiquitatem" do Banzoli talvez fizesse algum sentido se Cristo fundasse, em sequência, uma série de igrejas através dos tempos e a Católica, tendo sido a primeira, atribuísse a si, por este fato, exclusividade enquanto Igreja Cristã, em detrimento das demais.


Mas tal simplesmente NUNCA PASSOU pela cabeça de Cristo (fundar várias "denominações" distintas, como se fossem a Sua Igreja), pelo que é argumento decisivo a antiguidade da Igreja Católica como a única Igreja de Cristo e diretamente ligada aos apóstolos, visto que, além dela, NÃO HAVIA OUTRA.


Não haviam "denominações" no cristianismmo primitivo.


Havia hereges e suas facções, assim como sempre houve e ainda há nos dias de hoje.


Agora vejamos a distorção que o Banzoli faz de Tertuliano.


Tentando rebater o que ele julga "argumentum ad antiquitatem" (o qual, já vimos, não se aplica absolutamente a questão), o fala fina cita as seguintes palavras de Tertuliano:


-----
"Aqueles que rejeitam esta Escritura não podem pertencer ao Espírito Santo, por não poderem reconhecer que o Espírito Santo foi enviado aos discípulos, nem podem presumir afirmar que são uma igreja os que positivamente não têm meios de provar quando, e com quais vestes ou ataduras, este corpo foi estabelecido”(Prescription against Heretics, Cap. 22). "
------


Ora, desde quando tal passagem autoriza que qualquer um saia por aí fundando igrejas autônomas e doutrinariamente distintas, INDEPENDENTEMENTE DE UM VÍNCULO HISTÓRICO-ININTERRUPTO COM OS APÓSTOLOS DO SENHOR ?


Muito pelo contrário!


Tertuliano diz claramente (e está na transcrição do Banzoli) sobre os hereges que combate que NÃO PODEM:


----
"...PRESUMIR AFIRMAR QUE SÃO UMA IGREJA OS QUE NÃO TÊM MEIOS DE PROVAR QUANDO, E COM QUAIS VESTES OU ATADURAS, ESTE CORPO FOI ESTABELECIDO"
----


Lucas Banzoli, também. "esqueceu" a continuação do texto, que diz (versais minhas):


--------------------------
"De tanta importância é para eles [os hereges] NÃO TER NENHUMA PROVA para as coisas que eles mantêm, a fim de que, com eles, não sejam apresentadas exposições prejudiciais daquelas coisas que ELAS MENTEM" (C. 22).
----


Sem falar que Tertuliano, no mesmo capítulo 22, afirma de Pedro que é


----
"... CHAMADO A ROCHA SOBRE A QUAL A IGREJA DEVERIA SER CONSTRUÍDA..."
----


O que acha, Banzoli, destas palavras do "grande teólogo do século II", como você chama Tertuliano em seu artigo ?


Banzoli tenta ainda justificar a legitimidade das "igrejas" protestantes, com o seguinte texto, extraído do seu artigo e que contém, inclusive, outro passo de Tertuliano:


-----
"Tertuliano critica aqueles que criam que, por uma igreja não ter como provar quando foi fundada, então ela não é de Cristo. E ele diz novamente:


“A este teste, portanto, serão submetidos pelas igrejas que, embora não derivem a sua fundação de apóstolos ou homens apostólicos (sendo de data muito posterior, pois, na realidade, são fundadas diariamente), uma vez que concordam na mesma fé, são consideradas como não menos apostólicas, porque são semelhantes em doutrina” (Prescription against Heretics, Cap. 32)


Para Tertuliano, uma igreja não perdia a apostolicidade pelo fato de não derivar dos apóstolos ou ser de data muito posterior. Isso prova que, para os Pais da Igreja, a apostolicidade não é determinada por uma linha de sucessão apostólica que diz guardar a “tradição” (pois tradições muitas vezes corrompem o evangelho e divergem entre si, como é o caso da tradição ortodoxa que é distinta da tradição romana), mas sim por pregar a doutrina cristã do modo que esta se encontra no Novo Testamento. "
-------------------


Falso!


Leia-se TODO o capítulo 32 da referida obra de Tertuliano (versais minhas):


----
"Mas se houver ( heresias ) suficientemente ousadas para se plantarem no meio da era apostólica , para que assim possam parecer ter sido entregues pelos apóstolos , porque existiram no tempo dos apóstolos , podemos dizer : DEIXE-OS PRODUZIR OS REGISTROS ORIGINAIS DE SUAS IGREJAS; QUE DESDOBREM O ROL DE SEUS BISPOS ,QUE SE ESGOTE NA DEVIDA SUCESSÃO DESDE O PRINCÍPIO, de tal maneira que [aquele bispo deles] SEJA CAPAZ DE MOSTRAR A SEU ORDENADOR E PREDECESSOR ALGUM DOS APÓSTOLOS OU DOS HOMENS APOSTÓLICOS, - UM HOMEM, ALÉM DISSO, QUE CONTINUOU FIRME COM OS APÓSTOLOS . POIS ESTA É A MANEIRA PELA QUAL AS IGREJAS APOSTÓLICAS TRANSMITEM SEUS REGISTROS : como a igreja de Esmirna, que registra que Policarpo foi colocado nela por João; como também a igreja de Roma , que faz Clemente ter sido ordenado de maneira semelhante por Pedro. Exatamente da mesma maneira, AS OUTRAS IGREJAS TAMBÉM EXIBEM (suas várias qualidades), as quais, COMO TENDO SIDO DESIGNADAS PARA SEUS LUGARES EPISCOPAIS PELOS APÓSTOLOS , consideram-se transmissoras da semente apostólica. DEIXE OS HEREGES INVENTAREM ALGO DO MESMO TIPO. Pois depois de sua BLASFÊMIA , o que há de ilegal para eles (tentar)? Mas, se eles efetuarem o artifício, não avançarão um passo. Pois sua própria doutrina, depois da comparação com a dos apóstolos , declarará, por sua própria diversidade e contrariedade, que não tinha, por seu autor, um apóstolo nem um apostólico; porque, como os apóstolos nunca teriam ensinado coisas que fossem autocontraditórias, assim os homens apostólicos não teriam inculcado ensino diferente dos apóstolos , a menos que aqueles que recebessem suas instruções dos apóstolos fossem e pregassem de maneira contrária. A esta prova, portanto, eles serão submetidos à prova por aquelas igrejas que, embora não derivem seu fundador de apóstolos ou homens apostólicos (como sendo de data muito posterior, pois eles estão de fato sendo fundados diariamente), contudo, visto que eles Concordam na mesma fé , são considerados não menos apostólicos, porque são semelhantes em doutrina. Então, que todas as heresias , quando desafiadas a esses dois testes por nossa igreja apostólica, ofereçam sua prova de como elas se consideram apostólicas. Mas na verdade eles não são assim, nem são capazes de provar que são o que não são. Tampouco são admitidos a relações pacíficas e comunhão por parte de igrejas como as que, de alguma maneira, estão ligadas a apóstolos , VISTO QUE NÃO SÃO EM SI MESMAS APOSTÓLICAS POR CAUSA DE SUA DIVERSIDADE QUANTO AOS MISTÉRIOS DA FÉ"
--------


Ora, Tertuliano, longe de endossar a fundação de igrejas autônomas desligadas de um vínculo histórico com os apóstolos ou "homens apostólicos", apregoa que as igrejas fundadas muito tempo depois e por quem não conviveu diretamente com os apóstolos ou homens apostólicos, estejam de conformidade com as igrejas apostólicas e derivem da expansão destas, no mundo, em comunidades fiéis ao ensino dos apóstolos e de seus sucessores.


Tertuliano apregoa a unidade absoluta da Igreja de Cristo.


Para ele, a Igreja é VISÍVEL e UNA.


A "DIVERSIDADE QUANTO AOS MISTÉRIOS DA FÉ" (como diz Tertuliano), DESAUTORIZA a legitimidade de qualquer "igreja".


E a "DIVERSIDADE QUANTO AOS MISTÉRIOS DA FÉ" é o que mais vemos no protestantismo.




----------------------------------------
"Então, como podemos saber quem está certo? Tertuliano responde da seguinte forma:


*Jesus escolheu os discípulos para serem os professores da humanidade.


*Depois de sua ressurreição, ele ordenou que os onze apóstolos sobreviventes fossem ensinar todos os homens a serem batizados no Pai, no Filho e no Espírito Santo.


*Os onze pregaram a fé e fundaram igrejas, primeiro na Judéia e depois em todo o mundo.


*Das igrejas FUNDARAM OUTRAS IGREJAS ADQUIRIDAS, e ainda hoje continuam a adquirir, um enxerto de fé e as sementes da verdadeira doutrina.


*Por isso, essas igrejas também são consideradas apostólicas, sendo RAMIFICAÇÕES DAS IGREJAS APOSTÓLICAS ORIGINAIS.


*Como a natureza de cada objeto é determinada por sua origem, toda igreja é apostólica, DESDE QUE A UNIDADE SEJA MANTIDA.


Portanto, a lógica é que Cristo recebeu a verdade de Deus e a transmitiu aos seus apóstolos; eles, por sua vez, entregaram-nas às igrejas que fundaram; FORA DESSA CADEIA , ninguém pode possuir a verdade."
-------------------------------------


É taxativamente descartada, assim, a autenticidade de qualquer cisma, de qualquer ruptura, de qualquer "reforma" originadora de "denominações" estranhas à sucessão apostólica como fenômeno histórico e progressivo.


Tertuliano (no seu período pré-montanista ) JAMAIS compactuaria com a tese falsa do Banzoli, nem aprovaria o protestantismo do século XVI, que, ao contrário de constituir uma expansão autêntica da única Igreja de Cristo na história, foi uma cisão causada por um monge revoltado e com ideias heréticas.


Você, Banzoli, é uma piada!


E para acabar de comprovar a DISTORÇÃO que você faz do do pensamento de Tertuliano, tentando justificar as milhares de denominações que para você constituem a Igreja de Cristo, deixo aqui as palavras de Bernard Sesboué (org) (versais minhas):


-----
Diante das heresias, Tertuliano, como Irineu, SUBLINHA A UNIDADE DA IGREJA...A Igreja reflete a unidade de Deus Trindade...Essa unidade se manifesta NA UNIDADE DE FÉ DAS DIVERSAS COMUNIDADES, ASSIM COMO NA COMUNHÃO QUE ELAS MANTÊM ENTRE SI. Os apóstolos transmitiram a doutrina às comunidades que fundaram, e estas por sua vez a transmitiram às fundações oriundas delas, de modo que a comunhão com "essas igrejas, matrizes e fontes de fé" é um critério de verdade. OS BISPOS SÃO OS PORTADORES DESSA TRADIÇÃO" ('Os sinais da salvação - História dos Dogmas, Vol. 3, Bernard Sesboué, Loyola, 2005 p. 317)
-------


Eis Banzoli, o que são, para Tertuliano, a Igreja e verdadeiras comunidades cristãs vinculadas a ela, pela verdadeira apostolicidade.


E se quiser continuar teimando em sustentar a ridicularia aqui reduzida a pó, faça-o, mas não esqueça de, primeiramente, de escutar O PRÓPRIO TERTULIANO, na mesma obra aqui tratada (versais minhas):


----
Uma vez que, além disso, você está perto da Itália, você tem ROMA, DA QUAL VEM MESMO EM NOSSAS MÃOS A AUTORIDADE (dos próprios Apóstolos). Quão feliz é esta Igreja que os Apóstolos deram, com seu sangue, toda a doutrina, onde Pedro é igualado a paixão do Senhor , onde Paulo foi coroado com a morte de João [Batista], onde o apóstolo João, depois que, jogado em óleo fervente, não sofrendo dano algum, foi exilado em uma ilha. ” (Cap. 36).
----




----
"Mas se te encontras perto da Itália, tens ROMA, DE ONDE PARA NÓS VEM A AUTORIDADE”.
----


Não vai seguir Tertuliano não, Banzoli ?


Resumindo e finalizando:


"Crente pode fundar igreja sem sucessão apostólica?" - Banzoli pergunta.


NINGUÉM PODE FAZÊ-LO!


NINGUÉM!


"Crente" funda seitas, ensina e heresias e enriquece à custa de fanáticos ignorantes....


A IGREJA, fundou-a o Salvador.


É CATÓLICA.
É APOSTÓLICA
É ROMANA


E Tertuliano, Banzoli, Mau grado a MÁ FÉ vista no artiguete inconsistente que você escreveu, sabia disso...


------
Por Maria,
Fábio Morais.