quarta-feira, 5 de julho de 2017

O protestante Elisson Freire mente sobre jurisdição da Igreja de Roma e é refutado.



Ao contrário do que afirma esse cidadão, em artigo publicado em seu Blog, aqui temos o bispo de Roma a coordenar assuntos da Igreja em outras partes do mundo. Esta é uma prática tão antiga quanto a liderança dada a Pedro por Jesus Cristo.

O papa São Clemente de Roma, no ano 99, para sanar confusão entre os Coríntios na Grécia, afirmou em uma carta: 
"1 - É certo, assim, nos orientarmos por tais e tão grandes exemplos. Curvemos nossa cabeça e ocupemos o lugar da obediência, para acalmarmos a vã revolta e atingirmos com lisura a meta proposta dentro da verdade.
2 - Haveis de nos proporcionar alegria e prazer se vos submeterdes ao que escrevemos pelo Espírito Santo, cortando pela raiz a ira nascida do ciúme, conforme o pedido de paz e concórdia que vos fazemos por esta carta.
3 - Enviamo-vos homens de confiança e prudentes que, desde a juventude até a idade mais avançada, tiveram uma conduta irrepreensível entre nós, e que servirão de testemunhas entre vós e nós.
4 - Assim fizemos para que saibais que toda a nossa preocupação ia e continua indo ao sentido de que se restabeleça imediatamente a paz entre vós. "( Clemente de Roma, Primeira Carta aos Coríntios, Capítulo LXIII).

A existência de uma hierarquia eclesiástica é enfatizada pelo papa São Julius I, em 341, escreveu aos antioqueus: "Ou você não sabe que é costume escrever-nos primeiro, e que aqui é que apenas é decidido?" (Denziger §57a).

O Historiador Optato de Milevi, no ano 367, registrou: "Na cidade de Roma, quem por primeiro se sentou na cátedra episcopal foi o Apóstolo Pedro, ele que era a cabeça de toda a Igreja, (...) Os apóstolos nada decidiam sem estar em comunhão com esta única cátedra (...) Recorde a origem desta cátedra, todos que reinvidicam o nome da Santa Igreja Católica..." (O Cisma Donatista 2:2).

O papa são Siricius escreve carta a Himerius de Tarragona, Espanha, em 385, respondendo aos pedidos do bispo sobre vários assuntos enviados meses antes ao papa Damasus I.: "Para a sua pergunta, não negamos uma resposta legal, porque nós, sobre quem um maior zelo para a religião cristã é incumbente do que todo o corpo, por consideração do nosso escritório não tem a liberdade para dissimular, nem permanecer em silêncio. Carregamos o peso de todos os que estão sobrecarregados, e sim, o abençoado apóstolo PEDRO tem isso em nós, que, como confiamos, nos protege em todos os assuntos de sua administração e protege seus herdeiros " (Denziger §87, ênfase no original).

Em sua carta ao patriarca de Constantinopla, São Flaviano, o Papa Leão Magno atribui a tarefa de manter intacta a fé católica pela amputação de dissidência, adverte por sua autoridade (auctoritate nostra) os defensores de erro e fortalecer aqueles cuja fé é aprovada. Assim, ele é designado na constituição do imperador Valentiniano III. (Veja as obras de St. Leo, t. I, col. 637.)

Diante de grande confusão na igreja oriental, escreveu Flaviano (449), um santo e confessor da Igreja Ortodoxa de hoje: "Todo o caso, ele escreveu ao papa sobre a heresia de Eutiques, só precisamos de sua primeira e única frase que pode organizar tudo para a paz e calma. Assim a heresia que subiu e a agitação que se seguiu será completamente removida com a ajuda de Deus, ...” (Conciliorum amplissima collectio (Mansi), t. V, col. 1,349.)

O Dicionário Patrístico e de Antiguidades Cristãs, abaixo, atesta tudo isso. (Clique na foto para ampliar)



Nem desejei me estender em mais documentais evidencias da primazia da Igreja de Roma sobre as demais. Deixarei que quatro eminentes estudiosos, três protestantes e um ortodoxo corrijam o pouco informado protestante acima, nos estudos a seguir:




Philip Schaff

O teólogo protestante e historiador Philip Schaff, no seu “História da Igreja Cristã” (Eerdmans, 1910) – Afirma:

"Roma era o campo de batalha da ortodoxia e da heresia, e um recurso de todas as seitas e festas. Atraiu de todas as direções o que era verdadeiro e falso na filosofia e na religião. Inácio se alegrou com a perspectiva de sofrer por Cristo no centro do mundo, Polycarpo recorreu aqui para resolver com Anicetus a controvérsia pascal, Justino mártir apresentou sua defesa do cristianismo aos imperadores e estabeleceu para ele sua vida. Ireneu, Tertuliano e Cipriano concederam a essa igreja uma posição de preeminência singular. Roma foi igualmente procurada como uma posição dominante por hereges e malabaristas teosóficos, como mago Simon, Valentino, Marcião, Cerdo e uma série de outros. Não é de admirar, então, que os bispos de Roma em um momento inicial foram vistos como pastores metropolitanos, e falaram e agiram de acordo com um ar de autoridade que chegou muito além de sua diocese imediata ". (Schaff, volume 2, página 157)


Sobre São Clemente de Roma (96 dC), considerado como o quarto Papa depois de São Pedro, Schaff afirma:

"... dificilmente pode ser negado que o documento [Clemente de Roma aos Coríntios] revela o senso de uma certa superioridade sobre todas as congregações comuns. A igreja romana aqui, sem ser questionada (até onde parece), dá conselhos, com superior sabedoria administrativa, a uma igreja importante no Oriente, envia mensageiros para ela e exorta-a a ordenar e a unidade, num tom de calma, dignidade e autoridade, como o órgão de Deus e do Espírito Santo. Isto é ainda mais surpreendente se São João, como é provável, ainda estava vivendo em Éfeso, que estava mais perto de Corinto do que Roma". (Schaff, volume 2, página 158)

Esta é a lista de sucessões dos bispos na visão apostólica de Roma dos dois primeiros séculos, conforme fornecido por Schaff (volume 2, página 166):

São Pedro (d. 64 ou 67)
São Lino (67-76)
São Anacleto (76-88)
São Clemente I (88-97)
São Evaristo (97-105)
São Alexandre I (105-115)
São Sixto I (115-125)
São Telesforo (125-136)
São Hygino (136-140)
São Piu I (140-155)
São Aniceto (155-166)
São Sotero (166-175)
São Eleuterio (175-189)
São Victor I (189-199).

"No entanto, deve-se admitir, na justiça, que a lista dos bispos romanos tem, de longe, a preeminência em idade, integridade, integridade de sucessão, consistência de doutrina e política, acima de todo catálogo similar, não aceitando aqueles de Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Constantinopla ... " (Schaff, página 166)




James T. Shotwell

O estudo anglicano “The See of Peter” de James T. Shotwell / Louise Ropes Loomis (NY: Octagon Books, 1965), sobre a evidência inicial do primado de Roma, diz:

"Inquestionavelmente, a igreja romana desenvolveu-se muito cedo como um sentimento de obrigação para os oprimidos em toda a cristandade ... Conseqüentemente, havia apenas um foco de autoridade. Até o ano 252, parece haver cem bispos no centro e no sul da Itália, mas fora de Roma, não havia nada para colocar um bispo acima de outro. Todos estavam juntos, cidadãos da Itália, acostumados a olhar para Roma em direção a todos os detalhes da vida pública. O bispo romano tinha o direito não só de ordenar, mas mesmo, na ocasião, para selecionar bispos para as igrejas italianas ... Para os cristãos do ocidente, a igreja romana era o único vínculo direto com a era do Novo Testamento e seu bispo era o prelado em sua parte do Novo Testamento. O mundo em cuja voz discerniram os ecos do discurso dos apóstolos. O bispo romano falou sempre como o guardião de uma tradição autoritária, inigualável."

"A teoria do [Papa] Estêvão, que acendeu seus contemporâneos a uma exasperação tão exata, era que a Igreja era uma monarquia, um congresso de bispado, mas todos sujeitos à autoridade superior do único bispo que estava sentado no trono Do príncipe dos apóstolos [Pedro]. A Sé romana, distinta da igreja romana, era e buscava ser predominante, não por sua situação ou por outros advogados da palavra, nem por seu tesouro de doutrina, legado por seus dois fundadores, mas, primordialmente e fundamentalmente, porque seu bispo era herdeiro em sua própria pessoa para a prerrogativa única conferida a Pedro. Para Pedro foi concedido um primado entre os apóstolos, então ao bispo romano foi atribuída uma liderança sobre os bispos ... Os arianos, que tinham expulso de Atanásio de Alexandria, ofereceram a submeter o caso ao Papa Julius para seu julgamento. Atanásio e outros refugiados ortodoxos do leste viam diretamente Roma, como um tribunal de recurso ..."

"No Concílio geral de Sardica [343 AD] ... os orientais e ocidentais ficaram para trás para emitir outro, no qual reivindicavam para o bispo romano uma jurisdição de apelação sobre toda a Igreja em homenagem à "memória de Pedro, o apóstolo ..." [no tempo do Papa Damasus]. Não há dúvida de que um grande número de cristãos orientais já se convenceram da verdadeira superioridade da visão romana na fé e na visão religiosa. O imperador Teodósio publicou um edital que exigia que seus súditos aceitassem a doutrina que Pedro havia cometido aos romanos ... era a autoridade confiável de Pedro a que o Oriente pagou homenagem no século IV, não a riqueza nem o poder de Roma. ... A partir do momento em que Eleutherus foi convidado a condenar os Montanistas, durante o período em que Callistus, Estêvão e Dionísio revisaram e interpretaram o dogma, até os dias em que o credo de Nicéia foi defendido em razão de sua origem romana, e Liberius e Damasus Endossaram ou rejeitaram as declarações orientais da fé de acordo com o que fizeram ou não se adaptaram aos seus próprios padrões, os bispos romanos afirmaram o direito de falar pela tradição de Pedro". (Shotwell / Loomis, página 217-228)



 
John Norman Davidson Kelly

O estudioso anglicano John Norman Davidson Kelly, proeminente acadêmico da faculdade de teologia da Universidade de Oxford, em seu trabalho clássico “As doutrinas cristãs precoces” resenha a unanimidade da Igreja no período patrístico, particularmente o quarto e o quinto séculos, onde as provas documentais se tornam esmagadoras pelo primado e a autoridade do Papado -

"Em todo lugar, no Oriente, não menos do que o Ocidente, Roma gozava de um prestígio especial, como é indicado pela precedência concedida sem dúvida ... Assim, a predição de Roma permaneceu indiscutível no período patrístico. Para evidenciar isso, o aluno precisa lembrar-se apenas da posição de liderança reivindicada pelos palácios, e concedeu-os livremente, nos Concílios de Éfeso (431) e em Calcedônia (451). Até encontramos os historiadores do século V, Sócrates e Sozomen, que concluíram ... Que era inconstitucional que os sínodos fossem realizados sem que o pontífice romano fosse convidado ou que as decisões fossem tomadas sem a sua concordância. No início da controvérsia cristológica, será lembrado, Nestorius e Cyrilo se apressaram em trazer seus casos para Roma, O último declarando que o antigo costume das igrejas o obrigava a comunicar assuntos de tal peso ao Papa e a procurar o seu conselho antes de agir. Em um dos seus sermões, ele chegou a saludar Celestino (o Papa), 'o arcebispo do mundo inteiro "..... É evidente que Agostinho [c. 354 - 430 dC] identifica a Igreja com a Igreja católica universal de hoje em dia, com sua hierarquia e sacramentos, e com seu centro em Roma ... Até meados do século V, a igreja romana havia estabelecido, de jure também gomo de fato, uma posição de primado no Ocidente, e as pretensões papais de supremacia sobre todos os bispos da cristandade foram formuladas em termos precisos ... O aluno rastreando a história dos tempos, particularmente do ariano, donatista, Pelagiano e controvérsias cristológicas, não pode deixar de ser impressionado com a habilidade e persistência com que a Santa Sé [de Roma] avançava continuamente e consolidava suas reivindicações. Uma vez que seu ocupante foi aceito como sucessor de São Pedro e príncipe dos apóstolos, foi fácil inferir que a autoridade única que Roma de fato desfrutava e que os papas viram concentrada em suas pessoas e seu escritório, era não mais do que o cumprimento do plano divino. "(Kelly, páginas 406, 407, 413, 417)



Diz ainda J.N.D. Kelly no “O Dicionário Oxford dos Papas” (1986) sobre São Pedro Apóstolo (página 5-6)

"O papado, através de sucessivos papas e concílios, sempre traçou suas origens e atos de títulos para a única comissão relatada por Jesus Cristo a Pedro, o chefe de seus Apóstolos, depois se martirizou ao organizar o primeiro grupo de Cristãos em Roma ... De acordo com Mateus 16:13-20, quando Jesus pediu aos discípulos o que o pensavam ser, Simão respondeu por todos eles que era o Messias, o Filho do Deus vivo, em resposta que Jesus pronunciou Ele abençoou por causa dessa visão inspirada, concedeu-lhe o nome aramaico Cephas (= 'Pedra'), que tornou-se  Pedro em grego e declarou que ele iria construir sua igreja indestrutível sobre 'esta pedra', e lhe daria 'as chaves do reino dos céus "e os poderes de" ligar e desligar "...

"[Na primeira metade dos Atos] ... Pedro era o líder incontestável da igreja jovem. Foi ele quem presidiu a escolha de um sucessor de Judas (1:15-26), que explicou à multidão o significado de Pentecostes (2:14-40), que curou o mendigo coxo no Templo (3:1-10), que pronunciou sentença em Ananias e Sapphira (5:1-11) e que abriu a igreja aos gentios tendo Cornélio batizou sem sofrer a circuncisão (10:9-48). Ele estava na pregação, defendendo o novo movimento, fazendo milagres de cura e visitando comunidades cristãs recém-estabelecidas ...

"Parece certo que Peter passou seus últimos anos em Roma. Embora o NT pareça silencioso sobre tal estada, é apoiado por 1 Pedro 5:13, onde "Babilônia" é um nome de código para Roma e pelo fato forte de ligar o Evangelho de Marcos, que, como companheiro de Pedro (1 Pe. 5:13), tirou sua substância dele, com Roma. Para escritores primitivos como Clemente de Roma (95), Inácio de Antioquia (107), e Irineu (180) sabia-se que ele trabalhava e morreu em Roma ".



Como se não bastasse, apresento ainda um estudo Ortodoxo que destrói ainda mais, as opiniões simplistas e erráticas de certos progressistas com chachás de "historiadores católicos" aos quais o Elisson Freire e outros protestantes, tem se acarrapatado para  negar a tão evidente primazia da Igreja de Roma.




Padre Ortodoxo John Meyendorff

O estudo ortodoxo “O Primado dos Papas” (Seminário São Vladimir Press, 1992) do teólogo ortodoxo, escritor e professor John Meyendorff afirma sobre São Clemente de Roma e o período ante-niceno (antes do ano 325 DC):

"Voltemos aos fatos. Sabemos que a Igreja de Roma assumiu a posição de" igreja com prioridade no final do primeiro século. Isso era sobre o momento em que sua estrela ascendeu ao firmamento da história Em seu esplendor mais brilhante ... Mesmo antes da epístola aos romanos, Roma parece ter se destacado entre todas as igrejas como muito importante. Paulo testemunha que a fé dos romanos foi proclamada em todo o mundo (Romanos 1: 8) ... temos um documento que nos dá a nossa evidência confiável de que a Igreja de Roma estava em uma posição de autoridade excepcional neste período. Esta é a epístola de Clemente de Roma ... Sabemos que Clemente foi " Presidente da Igreja Romana ... "(Afanassieff de Meyendorff, página 124)

"A epístola [Clemente de Roma aos Coríntios] é formulada em termos muito medidos, sob a forma de uma exortação, mas, ao mesmo tempo, mostra claramente que a Igreja de Roma estava ciente do peso decisivo, na Igreja de Corinto. Olhos, que devem anexar ao seu testemunho sobre os acontecimentos em Corinto. Assim, a Igreja de Roma, no final do primeiro século, exibe um sentido marcado de sua própria prioridade, no ponto de testemunho sobre eventos em outras igrejas. Observe também que a Igreja romana não se sentiu obrigada a fazer um caso, no entanto, argumentou, para justificar seus pronunciamentos autoritários sobre o que devemos chamar as preocupações internas de outras igrejas. Não há nada falado sobre os motivos desta prioridade ... Aparentemente, Roma tinha, não há dúvida, certeza de que sua prioridade seria aceita sem argumentos ". (Afanassieff de Meyendorff, página 125-126)

"A vocação de Roma [no" período pré-niceno"] consistiu em desempenhar o papel de árbitro, estabelecendo questões contenciosas ao testemunhar a verdade ou a falsidade de qualquer doutrina que lhes fosse apresentada. Roma era verdadeiramente o centro onde todos convergiam se quisessem sua doutrina para ser aceita pela consciência da Igreja. Eles não podiam contar com o sucesso, exceto em uma condição - que a Igreja de Roma tenha recebido sua doutrina - e a recusa de Roma predetermina a atitude que as outras igrejas adotariam. São so numerosos os casos deste recurso à Roma ... "  (Afanassieff de Meyendorff, página 128f, 133)

"É impossível negar que, mesmo antes do aparecimento de primacias locais, a Igreja desde os primeiros dias de sua existência possuía um centro ecumênico de unidade e de acordo. No período apostólico e judáico-cristão, foi a Igreja de Jerusalém e, mais tarde, a Igreja de Roma - "presidindo o ágape", segundo São Inácio de Antioquia. Esta fórmula e a definição do primado universal nele contida, foram adequadamente analisadas pelo Pe. Afanassieff e não precisamos repetir o argumento Aqui. Nem podemos citar aqui todos os testemunhos dos Pais e dos Concílios que reconhecem por unanimidade Roma como a igreja senadora e o centro do acordo ecumênico. É apenas por uma polêmica tendenciosa que se pode ignorar esses testemunhos, seu consenso é significado ". (Schmemann de Meyendorff, página 163-164)



Por Fernando Nascimento
Fimdafarsa