quarta-feira, 11 de março de 2020

A IGREJA PRIMITIVA É A MESMA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA DE NOSSOS DIAS.



Afrescos católicos de meados do século III



As afirmações a seguir são repetidas há séculos pelos diversos inimigos da fé católica, sobretudo os evangélicos: "Constantino fundou a Igreja Católica", ou, "A Igreja Católica surgiu a partir da mistura com crenças pagãs no século IV", ou ainda, "A corrupção pagã, a apostasia da fé tomou conta da Igreja já após a morte do último Apóstolo."

Mas a verdadeira história destrói facilmente essas repetidas mentiras, como veremos nos links abaixo. Os três primeiros links, são de fontes católicas. O primeiro é um excelente artigo do site Veritatis Catholicos. Os outros dois são pequenos vídeos feitos pelo Padre Mike Schmitz e pelo apologista católico Jimmy Akin, CONVERTIDO do protestantismo há 26 anos, que nos trazem apenas um pequeno aperitivo pra combater essas lendas urbanas. Mas a DESTRUIÇÃO TOTAL delas, vem por conta dos outros links que estão colocados mais abaixo.

Isso porque eles nos remetem aos trabalhos acadêmicos de 4 renomados estudiosos do Cristianismo. Nenhum deles católico, mas todos com honestidade intelectual suficiente para admitir, não sem uma pequena dose de relutância, "mas" e "poréns", que Constantino e o século IV em si NADA tiveram a ver com o surgimento da Igreja Católica. O trabalho destes 4 estudiosos, sendo três deles representantes do protestantismo conservador e o outro representante do movimento cristão liberal, PROVAM, mesmo que a contragosto deles próprios, que a Igreja Primitiva ( ano 100 a ano 300 ) já acreditava em pelo menos uma dezena de crenças tipicamente católicas. Sendo que o restante das doutrinas católicas que ainda não estavam presentes nesta época ( Imaculada Conceição, Assunção de Maria, os sete Sacramentos, amplo uso de imagens, etc ) surgiriam em anos posteriores como resultado lógico do conceito conhecido como "Desenvolvimento da Doutrina".

Estamos aqui falando da época da Igreja Primitiva, um período onde NÃO existia ainda a definição do cânone bíblico, sobretudo do Novo Testamento. Isto só ocorreria em FINS do século IV. Ou seja, se esta dezena de crenças tipicamente católicas, já cridas pelos cristãos desta época primitiva da Igreja, foi resultado de "paganismo, ou desvio da fé", por que os protestantes e outros cristãos não costumam dizer, então a veracidade e inspiração do cânone bíblico, sobretudo do Novo Testamento, também esta totalmente comprometida e corrompida? Afinal, foram os mesmos cristãos que criam neste conjunto de crenças católicas que lutaram pra definir o cânone do Novo Testamento e isso só láááá pelo final do século IV. Estariam os Protestantes, Testemunhas de Jeová, Adventistas, Desigrejados e outros críticos da Igreja Católica dispostos a admitir que o cânone do NT é fruto de corrupção pagã? Acho que não né? 

E só pra constar, por Igreja Primitiva, aqui estamos falando do período histórico que vai do ano 100 ao ano 300, período coberto pelas pesquisas destes referidos acadêmicos. Portanto, como pode ser notado, este é um período histórico ANTERIOR a chegada de Constantino ao poder. Logo, ele NADA teve a ver com o fato de os cristãos primitivos começarem a crer nestas doutrinas, pois este nem era governante nesta época. Isso só ocorreria no ano 303, e o seu Édito de Milão, que daria liberdade as religiões, só seria promulgado no ano 313.

Agora, vamos enumerar as doutrinas que os cristãos primitivos que viveram neste período que vai do ano 100 ao ano 300, acreditavam. Sempre seguindo as conclusões destes 4 estudiosos NÃO católicos de que falamos. Também serão colocados abaixo os links para os livros destes pesquisadores para quem quiser conferir a veracidade das informações aqui prestadas. Segue-se então:

Os cristãos primitivos que viveram entre os anos 100 a 300, ANTERIORES a Constantino, já acreditavam nas seguintes doutrinas:

1- Superioridade do Bispo de Roma.
2- Regra de fé da Igreja sendo a Bíblia + Tradição+ Magistério.
3- Importância da visibilidade e da hierarquia na Igreja.
4- Sucessão Apostólica.
5- Presença real na Eucaristia e ela sendo um sacrifício.
6- Surgimento da Mariologia.
7- Batismo infantil e como remissor dos pecados.
8- Penitência.
9- Culto aos Santos.
10- Sacerdócio ministerial dos Padres.
11- Valorização do celibato.
12- Purgatório.
13- Crisma.

Agora, finalmente, vamos colocar aqui os links introdutórios de fontes católicas e as fontes para as pesquisas daqueles 4 estudiosos NÃO católicos:


Link para o vídeo de Jimmy Akin: https://youtu.be/Ntzk1e6uasE

Link para o vídeo do Padre Mike Schmitz: https://youtu.be/UYK6GlPdHwY

Philip Schaff, historiador e teólogo da Igreja Reformada alemã. Provavelmente um ramo da Igreja Presbiteriana. No livro: "Historia da Igreja Cristã" - Volume 2 Capítulos 4, 5, 6, 9 e 12:






Adolf Von Harnack, historiador e teólogo do ramo cristão liberal. Considerado o maior expoente da teologia liberal, também conhecido como movimento dos cristãos sem Igreja. Em seus livros: "História do Dogma" - Volume 1; Capítulo 3 e "Expansão do Cristianismo nos Primeiros Três Séculos" - Volume 2; Capítulos 5, 6, 7 e Epílogo e Volume 3; Capítulo 4 :




JND Kelly, historiador e teólogo da Igreja Anglicana. No seu livro: "Patrística- Origem e Desenvolvimento das Doutrinas Centrais da Fé Cristã" - Capítulos 2, 8, 15 e 18:


Jaroslav Pelikan, historiador e teólogo da Igreja Luterana. No seu livro: "A Tradição Cristã" - Volume 1- Uma História do Desenvolvimento da Doutrina - Capítulos 2, 3 e 7":


Pois bem, aí estão as provas históricas, mais do que insuspeitas, produzidas por 4 acadêmicos NÃO católicos, que atestam que a Igreja Primitiva dos três primeiros séculos já era a mesma Igreja Católica Apostólica Romana de hoje.

Por Pedro José

Fimdafarsa