A mentira publicada em seu Blog:
“E não foi a instituição sediada
em Roma que travou três século de brigas contra os gnósticos; foi a verdadeira
igreja de Cristo espalhada por todo o Império Romano. Elas tinham sede em
Alexandria, Jerusalém, Constantinopla, Antioquia e Roma (que não a principal;
isso aconteceu depois). Tal argumento é tão frágil que um ortodoxo refutaria
facilmente, argumentando que a igreja verdadeira é a Católica Ortodoxa, que foi
fundada por Pedro em Antioquia (antes de Roma, onde nem se tem certeza se foi
Pedro mesmo quem a fundou). Assim, ele rebateria que foi a verdadeira igreja
quem preservou a Bíblia e os romanistas é que são dissidentes da verdadeira
igreja de Cristo, no caso a ORTODOXA. Mas veja se ele não teria razão?! A
igreja deles de fato é mais antiga que a de Roma.”
RESPOSTA:
O infeliz protestante tece todo
seu embuste baseando-se no sisma “ortodoxo” que só veio acontecer em 1054,
quando alguns orientais se rebelaram e fundaram pra si uma igreja e a
denominaram “Igreja ortodoxa”.
Ele desconhece que os
patriarcados de “Alexandria, Jerusalém, Constantinopla, Antioquia e Roma”
citados por ele, faziam parte da mesma e única Igreja Católica Apostólica
Romana nos primeiros séculos e que muitas igrejas destes patriarcados, não aderiram ao sisma
ortodoxo do século XI. Abaixo podemos ver a relação dessas Igrejas Orientais,
pertencentes aos patriarcados citados e que permanecem católicas como nos
primeiros séculos.
IGREJA CATÓLICA
APOSTÓLICA ROMANA
RITOS ORIENTAIS - IGREJAS UNIDAS PLENAMENTE AO PATRIARCADO DE ROMA
RITOS ORIENTAIS - IGREJAS UNIDAS PLENAMENTE AO PATRIARCADO DE ROMA
Tradição Alexandrina (copta)
Rito Alexandrino
- Igreja Copta Católica (Patriarcado de Alexandria)
- Igreja Etíope Católica (atualmente na diáspora)
Tradição Antioquena
Rito Siro-maronita
- Igreja Maronita (Patriarcado de Antioquia)
Rito Aramaico ou
siríaco-antioqueno
- Igreja Síria Católica (Patriarcado de Antioquia)
- Igreja Siro-Malancar Católica
Tradição Constantinopolitana
e Bizantina
Rito Greco-bizantino
- Igreja Greco-Melquita Católica (Patriarcado de Antioquia,
Alexandria e Jerusalém)
- Igreja Grega Católica em Constantinopla (Patriarcado de
Constantinopla)
- Igreja Ítalo-Albanesa Católica
Rito Ucraniano ou bizantino-eslavo
- Igreja Ucrâniana Católica
Rito Bizantino-eslavo
- Igreja Búlgara Católica
- Igreja Eslovaca Católica
- Igreja Húngara Católica
- Igreja Iugoslava Católica
- Igreja Romena Católica
- Igreja Rutena Católica
Rito Bizantino-russo-eslavo
- Igreja (Comunidade) Bielo-russa Católica (atualmente na diáspora)
- Igreja (Comunidade) Russa Católica
Rito Bizantino
- Igreja (Comunidade) Albanesa Católica
Tradição Armênia
Rito Armênio
- Igreja Armênia Católica (Patriarcado)
Tradição Caldéia ou
sírio-oriental (siríaco-antioqueno)
Rito Caldeu ou sírio oriental
- Igreja Caldeana Católica (Patriarcado)
- Igreja Siríaca Malabar Católica
O protestante tenta em vão fazer
as pessoas pensarem que a Igreja de Antioquia era uma Igreja mais importante
que a de Roma, mas o bispo antioqueno Inácio de Antioquia acaba com suas pretensões
na Carta de Inácio aos Romanos, escrita aproximadamente em 107 d.C..
“Inácio, também chamado Teóforo,
à Igreja que recebeu misericórdia pela grandeza do Pai altíssimo e de Jesus
Cristo Seu Filho único, Igreja amada e iluminada pela vontade d’Aquele que
escolheu todos os seres, isto é, segundo a fé e a caridade de Jesus Cristo
nosso Deus, ela que também preside na região da terra dos romanos, digna de
Deus, digna de honra, digna de ser chamada bem-aventurada, digna de louvor,
digna de êxito, digna de pureza, e que preside à caridade na observância da lei
de Cristo e que leva o nome do Pai. Saúdo-a também em nome de Jesus Cristo,
filho do Pai.” (Inácio de Antioquia, Carta aos Romanos, prólogo)
Como bem observa o apologista católico
Carlos Martins Nabeto, nas cartas destinadas às outras Igrejas, Inácio escreve:
“à Igreja de Deus que está em ” Éfeso, Esmirna, Trália, Magnéria e etc. O
tratamento dado à igreja de Roma é totalmente diferente: “à Igreja que preside
na Região dos Romanos”. Isto mostra que a Igreja de Roma presidia as demais
Igrejas, isto é, que o seu Bispo era o chefe da Igreja Católica espalhada no
mundo inteiro.
A Carta de Inácio aos Romanos é a
prova histórica mais antiga da era pós-apostólica, do Primado da Igreja de
Roma. Inácio confessa o Primado da Igreja de Roma em vários trechos de sua
carta (Inácio aos Romanos – Saudação; 4:3; 9:1; 10:2)
Esta carta também se difere das demais, por Inácio não querer ensinar nada a esta Igreja; ao contrário, reconhece que aprendeu com ela: "Nunca tiveste inveja de ninguém; ensinastes a outros. Quanto a mim, desejo guardar aquilo que ensinais e preceituais" (Inácio de Antioquia, Carta aos Romanos 3,1).
Esta carta também se difere das demais, por Inácio não querer ensinar nada a esta Igreja; ao contrário, reconhece que aprendeu com ela: "Nunca tiveste inveja de ninguém; ensinastes a outros. Quanto a mim, desejo guardar aquilo que ensinais e preceituais" (Inácio de Antioquia, Carta aos Romanos 3,1).
Por Fernando Nascimento.
Fimdafarsa.